O preço futuro do boi gordo voltou a cair para os contratos com vencimento mais próximo e sobe para os mais distantes, em dezembro (10).
Por outro lado, no acumulado da última semana (Tabela), entre os dias 3 e 10 de dezembro, tanto a referência do mercado futuro no físico como todos os contratos futuros do boi gordo em aberto na B3 apresentaram queda.
A referência do mercado futuro no físico, o indicador Datagro foi cotado a R$320,7 por arroba em dezembro (10), queda de 0,5% frente ao valor observado no mesmo período da semana anterior e com queda menor comparado ao mercado futuro, com exceção apenas para os vencimentos entre setembro e outubro de 2026 (Tabela).
Em dezembro (10), frente ao dia anterior, os contratos com vencimento até junho de 2026 caíram, ao contrário dos vencimentos a partir de julho que apresentaram leve alta, como mostram os dados da Tabela abaixo.
A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre 3 e 10 de dezembro.

O preço futuro do boi gordo voltou a precificar queda para dezembro de 2025, com os contratos com vencimento mais próximo caindo mais que a referência no físico.
O mercado futuro do boi gordo, apesar da queda em dezembro (10), mantém a expectativa de alta mais consistente ao longo de 2026, em especial para a segunda metade do ano (Figura). Como temos destacado no Farmnews, o que importa nesse momento, é a tendência e as oportunidades que a B3 oferece para aqueles que buscam alternativas para proteção. Isso porque os patamares de preços devem mudar bastante conforme os contratos mais distantes ganhem em liquidez.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 10 dezembro, considerando os valores do ajuste.

O abate de vacas e novilhas no 3º trimestre de 2025 alcançou o maior patamar para o período do ano. O abate oficial de bovinos no Brasil foi recorde no 3º trimestre de 2025 (clique aqui), impulsionado também pelos patamares históricos do abate de fêmeas no País. Vale destacar que além do recorde para o período do ano, o abate de fêmeas acumulou o quarto ano consecutivo de alta no 3º trimestre. Clique aqui e confira os dados!
Nesse contexto de aumento do ritmo de abate de fêmeas, temos destacado a expectativa de valorização da categoria de reposição. Aliás, o preço da arroba do bezerro segue subindo em 2025, aproximando inclusive da máxima nominal histórica de abril de 2021 (clique aqui).
E por falar em valorização do preço do bezerro, o ágio da categoria de reposição em relação ao boi gordo aumentou na parcial de dezembro, alcançando o maior patamar desde o final de 2021. Clique aqui e saiba mais.
O Farmnews inclusive atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui), o que reforça a expectativa de alta em 2026.
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




