quarta-feira, novembro 26, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo encerra setembro pressionado, mas indicando recuperação

O preço futuro do boi gordo encerrou setembro pressionado e próximo da mínima, mas precificando recuperação frente ao valor atual da arroba a partir de novembro.

O preço do boi gordo caiu ao longo de setembro (clique aqui), com o valor do animal pronto para o abate mais descolado da reposição no mês (clique aqui).

O mercado futuro também foi pressionado, com os valores dos contratos próximos da mínima e com outubro mostrando expectativa de pouca recuperação, pelo menos com base nos dados da B3 no final de setembro. Por outro lado, o mercado futuro do boi gordo, apesar de precificar estabilidade para outubro, mantém uma perspectiva mais otimista para os meses de novembro e dezembro (primeira Figura).

Isso porque os contratos com vencimento em novembro e dezembro precificam alta de em torno de R$13,0 e R$18,0 por arroba, respectivamente, em relação a referência no físico no final de setembro. Por outro lado, o vencimento para outubro segue relativamente estável frente ao patamar atual da arroba (Datagro).

A Figura ilustra a evolução diária da diferença entre o preço futuro do boi gordo (B3), para o vencimento entre outubro e dezembro de 2025 (B3), valor de ajuste e o valor da referência no físico (Datagro), avaliado em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo embora próximo da mínima, mantém expectativa de estabilidade para outubro e alta a partir de novembro (segunda Figura).

É importante lembrar também que o mercado futuro do boi gordo ficou mais procurado, com as posições em aberto subindo no final de setembro e no maior patamar desde o final de julho. Clique aqui e confira dos dados!

Vale reforçar também para o fato que em setembro, ainda que os dados sejam parciais (20 primeiros dias úteis), a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde histórico. Clique aqui e saiba mais!

E enquanto o preço da carne bovina brasileira no mercado internacional segue recuperação ao longo de 2025 (clique aqui), o preço do boi gordo acumula queda, com reflexo na alta do indicador que compara o preço do produto exportado do Brasil e do animal pronto para o abate até julho. No entanto desde agosto a margem de exportação, representada pelo ágio do preço da carne bovina exportada em relação ao boi gordo, vem caindo. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews também atualizou os dados da participação esperada dos principais exportadores mundiais de carne bovina em 2025. Clique aqui e confira!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre setembro de 2025 e maio de 2026, em Reais por arroba, no dia 29 de setembro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

Vale lembrar que o preço da carne bovina nos EUA segue subindo, com valor no atacado daquele país na máxima para um mês de agosto, em 2025. O USDA atualizou os dados do preço da carne bovina nos EUA, mostrando que o valor do produto no atacado daquele país alcançou o patamar mais alto para um mês de agosto, em 2025 e, quase 25,0% acima do valor observado no mesmo período de 2024. Clique aqui!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares