Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de dezembro (18)
O Farmnews atualizou os dados que comparam o preço futuro do boi gordo com a referência no físico, em dezembro (18).
O fato é que o mercado futuro do boi gordo, pelo menos os contratos com vencimento entre dezembro de 2023 e julho de 2024, voltaram a ficar abaixo da referência Cepea em dezembro (18), como mostram os dados da Figura abaixo. Contudo, o cenário para a segunda metade de 2024 é mais otimista, com o preço esperado da arroba entre agosto e outubro de 2024 acima da cotação no mercado físico.
É importante observar que o preço do boi gordo segue em recuperação em dezembro de 2023, alcançando média próxima de R$250,0 por arroba, o que não é observado desde julho (clique aqui). Essa recuperação do preço do boi gordo no mercado físico, em dezembro, não foi acompanhada pelo mercado futuro do boi gordo, pelo menos até a parcial do mês (dez, 18).
A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre dezembro de 2023 e outubro de 2024, em Reais por arroba, no dia 18 de dezembro.
O preço futuro do boi gordo para vencimento entre dezembro de 2023 e julho de 2024 voltou a ficar abaixo da referência Cepea em dezembro (18).
Pois é, embora o primeiro semestre de 2024 possa ainda ser mais pressionado devido a fase do ciclo pecuário, uma gradativa melhora ao longo da segunda metade do ano é esperada. Aliás, os dados do mercado futuro do boi gordo mostram que os preços a partir de agosto de 2024 superam a média nominal observada no mesmo período de 2023 (segunda Figura).
A Figura a seguir compara o preço médio nominal do boi gordo (Cepea) em 2023 com o valor esperado no mercado futuro (B3) no mesmo período de 2024, em dezembro (18), em Reais por arroba.
Como mostram os dados acima, a partir de agosto, o preço esperado do boi gordo foi cotado acima da média nominal praticada no mesmo período de 2023, ao contrário do que acontece nos meses anteriores, entre dezembro de 2023 e julho de 2024.
Não podemos deixar de mencionar que o preço do boi gordo caiu muito especialmente em agosto e setembro de 2023, pressionado por uma maior oferta de animais para o abate recorde no período. E por falar no assunto, o abate de bovinos segue alta, com a oferta de animais para o abate no 3º trimestre de 2023 alcançando patamares recordes (clique aqui). O abate de vacas (clique aqui) contribui para o maior ritmo de abate e a oferta de fêmeas para o abate deve cair com a melhora do preço da reposição.
E por falar no preço do bezerro, clique aqui e confira os dados médios mensais da categoria ao longo dos últimos anos!
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!