O preço futuro do boi gordo não acompanhou a valorização da arroba no mercado físico na primeira metade de fevereiro.
O preço do boi gordo segue escalada de valorização, na parcial de 2026, até a primeira metade de fevereiro (clique aqui) e, acumulando alta maior que a expectativa futura de preço da arroba negociada no mercado futuro (B3).
É interessante observar que o mercado futuro do boi gordo para o vencimento para maio de 2026, por exemplo (primeira Figura) passou a precificar queda frente ao valor atual da arroba (Datagro). Isso mostra que o mercado futuro passou a não acompanhar, na mesma proporção, a valorização da arroba do boi gordo no mercado físico.
A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo para vencimento em maio de 2026 (B3, valor de ajuste) e da referência no físico (Datagro), em Reais por arroba.

É interessante observar que, com exceção dos contratos que vencem em março e outubro de 2026, o preço da arroba no mercado futuro do boi gordo encerrou a primeira quinzena de fevereiro abaixo da referência no físico (Tabela).
A Tabela apresenta os dados da diferença entre o valor de ajuste (B3) para os contratos com vencimento entre fevereiro e outubro de 2026 em relação ao físico (indicador Datagro), em Reais por arroba, entre os dias 6 e 13 de fevereiro.

Os contratos futuros do boi gordo negociados na B3 contrariaram a valorização no mercado físico e permaneceram estáveis entre os dias 6 e 13 de fevereiro e, com exceção dos vencimentos de março e outubro de 2026, precificam queda frente ao valor atual da arroba.
E apesar de mais estável na primeira semana de fevereiro, o mercado futuro do boi gordo segue mais procurado pelo investidor na parcial da primeira metade de fevereiro, com os investidores aumentando o número de posições em aberto na B3. O fato é que o número de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) subiu pela quinta semana consecutiva na parcial de fevereiro (12) e também alcançando o maior patamar desde o final de outubro (clique aqui).
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre fevereiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 13 de fevereiro, considerando os valores do ajuste.

E como destacado no Farmnews, essa maior recuperação no preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição em fevereiro de 2026 contribuiu para melhorar o poder de compra do pecuarista, embora o indicador siga muito desfavorável para a troca. Apesar da melhora em relação ao mês anterior, fruto da alta no preço do boi gordo, o poder de compra do pecuarista na parcial de 2026 foi o pior para um mês de fevereiro. Clique aqui e confira os dados!
Veja também que o preço do bezerro segue movimento de valorização em 2026, acumulando o sexto mês consecutivo de alta e próximo de renovar a máxima nominal histórica de abril de 2021. Clique aqui!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




