Preço futuro do boi gordo para outubro no maior patamar desde maio
O preço futuro do boi gordo seguiu o movimento de recuperação e alcançou, na parcial de junho, (16) o maior valor desde o fim da primeira metade de maio.
O mercado futuro do boi gordo acumulou alta na parcial de junho (Figura), mostrando otimismo para a segunda metade do ano. Os dados históricos do mercado pecuário (clique aqui) e os números de exportação de carne bovina praticados a partir de maio suportam a expectativa de um cenário de preço melhor para a entressafra de 2023.
Vale lembrar que no ciclo de baixa anterior, em 2017, quando naquele ano o preço do boi gordo acumulou forte queda na primeira metade do ano, o período de entressafra foi melhor, em alta (clique aqui). Pois é, além da história, que contribui para um maior otimismo, os dados de exportação em crescimento (clique aqui), a expectativa de uma menor oferta de animais para o abate e um consumo interno mais aquecido fortalecem essa perspectiva de valorização da arroba.
A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo, contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), avaliado em Reais por arroba.
O preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 foi cotado a R$260,1 por arroba no dia 16 de junho, o maior patamar desde maio (15), quando o valor foi de R$265,8 por arroba.
O interessante é observar (segunda Figura) que os contratos para vencimento entre junho e outubro ficaram acima da cotação do boi gordo (Cepea) no dia 16 de junho, comprovando essa perspectiva mais otimista do mercado.
A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, em Reais por arroba, no dia 16 de junho.
É importante reforçar que o consumo interno é um importante fator que pode contribuir ainda mais com a retomada de preço do boi gordo e, nesse aspecto, vale mencionar que o preço da carne bovina no varejo caiu muito menos que o boi gordo e até mesmo a carne bovina no atacado, ao longo de 2023.
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!