O preço futuro do boi gordo apresentou forte queda, resultando no preço esperado menor que atual para setembro e de estabilidade em outubro.
O preço do boi gordo no mercado físico segue mais estável, apesar da maior pressão de queda em função da oferta de animais confinados e da maior intenção de venda devido a recuperação recente no preço da arroba.
O consumo doméstico se mantém mais aquecido, o que é comum para o período do mês (clique aqui) e as exportações de carne bovina seguem em patamares recordes e com expectativa de nova máxima para um mês de setembro, em 2025.
Por outro lado, o mercado futuro do boi gordo segue caindo, com o vencimento para outubro de 2025, por exemplo, voltando a se aproximar do patamar pós “tarifaço”, quando em julho foi cotado em torno de R$310,0 por arroba (primeira Figura).
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para outubro de 2025 (B3), em Reais por arroba.

Como destacado acima, os dados parciais que mostraram forte em alta da exportação de carne bovina no início de setembro não foram suficientes para inverter o movimento de queda no mercado futuro do boi gordo nos primeiros dias de setembro. Vale destacar que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil mostram forte alta ao longo da 1ª semana de setembro de 2025. Pois é, novo recorde de venda para um mês de setembro deve ser alcançado em 2025. Clique aqui e confira os dados!
O fato é que o movimento de queda no preço futuro do boi gordo resultou na expectativa de estabilidade do preço do boi gordo para outubro de 2025 frente ao valor atual da referência no físico, ou seja, os preços ficaram muito próximos em setembro (9), como ilustram os dados apresentados na segunda Figura.
A Figura apresenta dados do preço esperado do boi gordo para o vencimento entre outubro e dezembro de 2025 e a referência no físico (Datagro), avaliado em Reais por arroba.

O preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2025 precifica estabilidade frente ao valor atual da arroba em setembro (9).
Além da estabilidade esperada para outubro, de acordo com os dados da B3, em setembro (9), o mercado futuro também precifica queda no valor da arroba ao longo de setembro, com o valor esperado para o final do mês abaixo da referência no físico (terceira Figura).
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 9 de setembro, considerando os valores do ajuste.

O Farmnews tem destacado a maior volatilidade no mercado do boi gordo, o que não anula o movimento esperado de alta no valor da arroba avaliando um período maior de tempo. A concentração de oferta no período do ano tem pressionado os valores da arroba no curto prazo, com os contratos com vencimento mais longo mostrando recuperação (segunda Figura acima).
Veja também que a importação de carne bovina brasileira pela Argentina segue aumentando em 2025, renovando a máxima em agosto. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




