Preço futuro do boi gordo volta a rondar a mínima de 2023
O preço futuro do boi gordo segue especulado em julho, com valores pressionados para todos os vencimentos entre julho e dezembro.
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui).
Como visto pelo painel de mercado futuro do boi gordo do Farmnews (clique aqui), os contratos inclusive devolveram praticamente todo o ganho observado nos meses anteriores, voltando a se aproximar da mínima, como ilustra o contrato para vencimento em outubro de 2023 (Figura abaixo).
O fato é que esse movimento que projeta um valor futuro da arroba do boi gordo abaixo do patamar atual do mercado físico para a segunda metade de 2023, especialmente na entressafra, parece exagerado, o que aumenta a insegurança do pecuarista com relação ao futuro.
E embora o mercado futuro do boi gordo no dia 20 de julho ainda esteja aberto, ao longo do dia os contratos caminham para nova queda. O contrato para vencimento em outubro de 2023 ficou a maior parte do dia abaixo de R$245,0 por arroba, o que não acontecia desde o fim de maio.
A Figura ilustra a evolução diária do preço futuro do boi gordo, contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), avaliado em Reais por arroba.
O preço futuro do boi gordo, contrato para outubro de 2023, foi cotado abaixo de R$245,0 por arroba ao longo do dia 20 de julho, o que não acontecia desde o fim de maio.
O mercado físico também segue pressionado nessa segunda metade de julho, após uma recuperação na primeira quinzena do mês. Esse movimento de queda no mercado físico contribuiu para pressionar ainda mais o mercado futuro do boi gordo. Contudo, acreditamos que esse movimento de queda no mercado futuro esteja, muito possivelmente “passando do ponto”, principalmente quando avaliando a perspectiva para o segundo semestre que, embora sem exageros, deve mostrar recuperação frente aos patamares atuais. Pelo menos é que se espera!
O Farmnews atualizou, na parcial de julho, a variação do preço do boi gordo e do frango, mostrando uma maior queda das aves no ano. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!