Preços da soja e do milho acumulam 3 e 4 meses de alta, respectivamente!
O Farmnews destaca o comportamento de preços da soja e do milho ao longo de 2017.
O objetivo é avaliar a variação de preços dos grãos em 2017. E a Tabela a seguir apresenta os dados da variação mensal e acumulada de preços do milho e da soja, em 2017 (até novembro) segundo dados do Cepea/Esalq.
É preciso lembrar que a média de novembro é parcial, até o dia 29 do mês.
No acumulado do ano, os preços da soja caíram menos que o milho.
Em termos médios mensais, os preços da soja acumulam queda de 2,9% até novembro, enquanto para o milho a baixa está em 11,4%.
Apesar da queda acumulada no ano, é importante ressaltar a recuperação dos preços do milho desde agosto. Em outras palavras, após a forte queda entre os meses de março e julho, os preços do grão seguem em alta nos últimos 4 meses.
No caso dos preços da soja, a alta média mensal já inclui 3 meses seguidos de recuperação.
A Figura abaixo ilustra melhor a variação mensal dos preços da soja e do milho em 2017.
Como destacado na Figura acima, o mês de abril foi bastante ruim para os preços do milho, com queda de 16,1% frente a média do mês anterior (mar-17).
A última Figura a seguir ilustra a variação diária dos preços da soja e do milho ao longo de 2017, ou seja, compara a variação acumulada dos preços do grão em relação ao preço praticado no início de 2017.
O interessante é avaliar que, comparando a evolução diária, a queda acumulada é maior em relação a variação mensal, já que o preço praticado no primeiro dia útil de 2017 foi superior à média de janeiro. Com isso, nessa base de comparação, a queda do milho no ano está acima de 20,0%, enquanto para a soja a baixa acumulada está em cerca de 5,0%.
O Farmnews também apresenta a previsão do preço do milho nos Estados Unidos nos próximos anos. Clique aqui e confira!
O Farmnews atualiza os dados de previsão de estoque de milho no Brasil e no mundo para a safra 2017/18. Clique aqui!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!