Preços recordes da soja estimulam aumento de área de produção
Os preços recordes da soja em 2020 tem estimulado o aumento da área de produção do grão no Brasil.
O fato é que os preços internos da soja em grão seguem em alta e acumulam ala de cerca de 80,0% na parcial do ano, até outubro (9).
No acumulado da parcial de outubro, o indicador Cepea Paranaguá (PR) foi cotado a R$ 155,85 por saca e, acumulando ganho de 76,9% em 2020, já que iniciou 2020 a R$88,08 por saca.
O preço da soja tem apresentado, de longe, a maior alta dentre as commodities acompanhadas pelo Farmnews. Clique aqui e saiba mais do assunto! Pois é, essa alta na parcial de outubro, tem colocado o preço do grão como o maior já registrado ao longo da série do Cepea, corrigido pela inflação (IGP-M). Clique aqui e confira!
A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços da soja, segundo indicador Cepea, Paranaguá-PR, ao longo de 2020, em valores nominais.
De acordo com Cepea, os preços recorde da soja, a maior liquidez e o baixo risco do cultivo, especialmente quando comparado com outras concorrentes, devem refletir no aumento de 2,5% da área com soja na safra 2020/21, conforme indica a primeira estimativa da Conab.
Esse crescimento está abaixo da taxa média dos últimos 15 anos (de 4,7% a.a.), mas em linha com a observada nos últimos cinco anos (de 2,7% a.a.). Segundo a Conab, a área a ser semeada deve somar 37,88 milhões de hectares, resultando em produção de 133,67 milhões, 7,1% acima da safra anterior.
O Farmnews apresenta dados do preço corrigido do milho e da soja, no acumulado até setembro, entre 2011 e 2020. O objetivo é destacar os dados da variação dos preços do agrícola, em especial para o milho e a soja e revelar o comportamento dos preços ano a ano de ambas commodities entre janeiro e setembro. Clique aqui e confira os dados!
E aproveitando a oportunidade, o Farmnews apresenta os dados da produtividade da soja entre os principais países produtores em 2020. Afinal, quantas sacas por hectare de soja é esperado que o Brasil e seus maiores concorrentes produzam em 2020? Clique aqui e descubra!
Adapado do Cepea
Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!