O consumo de carne bovina na China tem crescido muito acima da capacidade de produção do país asiático, o que aumenta a necessidade de importação.
A expectativa para 2025, segundo dados do USDA de abril, a produção de carne bovina na China alcance 7,74 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor 21,9% acima do observado em 2017 (6,35 milhões de toneladas em equivalente carcaça). No mesmo intervalo de tempo, o consumo de carne bovina na China aumentou 59,7%, com previsão de alcançar 11,55 milhões de toneladas em 2025.
Com o aumento do consumo de carne bovina na China aumentando muito mais que a produção, a necessidade de importação do país asiático tem aumentado ano após ano (Figura).
A Figura ilustra a evolução dos dados de produção e consumo de carne bovina na China, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2017 e a expectativa para 2025, segundo dados do USDA de abril.

Em 2017 a diferença entre a demanda e a oferta de carne bovina na China era de 0,88 milhões de toneladas em equivalente carcaça, ou seja, o país asiático necessitava exportar quase 1,00 milhão de toneladas para suprir sua demanda interna naquele ano. No ano de 2025 a expectativa é que a necessidade de importação de carne bovina pela China alcance patamares próximos de 4,00 milhões de toneladas (Figura acima).
Nesse contexto, vale lembrar que a importação de carne bovina brasileira pela China alcançou patamares recordes em 2025 (clique aqui). No acumulado de 2025, até agosto, a compra de carne bovina in natura brasileira pela China foi de 948,23 mil toneladas, alta de 19,6% frente ao mesmo período de 2024 e novo recorde para o período do ano.
Pois é, além da China, outros países têm aumentado a demanda por carne bovina do Brasil em 2025, em especial o México (clique aqui) e Rússia (clique aqui), enquanto novos mercados estão surgindo como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e em eminência do Japão.
A carne bovina do Brasil nunca foi tão disputada no mercado internacional, com expectativa de nova máxima para um mês de setembro, em 2025 (clique aqui) e preços em alta (clique aqui).
O Farmnews também atualizou os dados da relação do preço do bezerro e da variação da quantidade de fêmeas abatidas no 1º semestre entre 2010 e 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




