Relação do abate e preço do boi gordo no 1º semestre, de 2010 a 2023
O Farmnews atualizou dados da relação do abate e preço do boi gordo no 1º semestre de cada ano, entre 2010 e 2023.
Como mostram os dados da Figura abaixo, o abate oficial de bovinos no Brasil no 1º semestre de 2023, de 15,59 milhões de cabeças, foi a maior para o período desde 2019 e acumulou o segundo ano consecutivo de alta.
O Farmnews apresenta os dados dos preços para os vencimentos em aberto, ente agosto de 2023 e maio de 2024. Clique aqui e confira!
A Figura ilustra a evolução do abate total de bovinos no Brasil (IBGE) e do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), entre os meses de janeiro a junho, de 2010 a 2023.
A relação do abate e preço do boi gordo foi evidente nos últimos anos, mostrando que a queda no valor da arroba em 2022 e 2023 foi também devido a maior alta na oferta de animais para o abate.
Essa maior oferta de animais tem gerado um excedente de carne bovina no mercado interno, pressionando o preço do boi gordo no mercado físico e futuro (clique aqui). Isso porque se por um lado a exportação segue em ritmo forte de vendas (clique aqui), o consumo interno se mantém fraco, também devido ao preço dos cortes no varejo (clique aqui).
O aumento da oferta de animais para o abate em 2023 acontece pela fase do ciclo pecuário, com o abate dos bezerros(as) concebidos no ciclo de alta anterior, assim como devido ao desinvestimento na atividade de cria. E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados trimestrais da taxa de abate de fêmeas em relação ao total de bovinos abatidos no Brasil, desde 2010. Clique aqui e confira!
O Farmnews também comparou o preço futuro do boi gordo, para os vencimentos entre agosto e dezembro, com o valor médio observado no mesmo período do ano anterior. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!