Sacas de soja por cloreto de potássio, dados de 2018 a parcial de 2022
O Farmnews apresenta dados da relação de sacas de soja por cloreto de potássio, valor de importação, mostrando a perda no poder de compra em 2022.
Pois é, embora o indicador não valha para a compra direta, já que os preços apresentados são de importação da matéria-prima, o indicador mostra a queda recorde no poder de compra do agricultor (Figura).
Vale lembrar que o preço de importação dos fertilizantes pelo Brasil tem alcançado patamares históricos em 2022, apesar da queda nos últimos meses, desde o pico de preços em junho.
E por falar no assunto, o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2022 e se distancia da máxima observada em junho. Clique aqui e confira os dados!
A Figura a seguir ilustra a evolução do poder de compra da soja (Cepea, Paranaguá-PR) em relação ao preço médio de importação do cloreto de potássio (MDIC-SECEX), entre 2018 e setembro de 2022.
Em setembro de 2022 foram necessárias 23,29 sacas de soja por tonelada de cloreto de potássio, valor de importação, alta de 109,3% frente a setembro de 2021 (11,13 sacas).
O fato é que o poder de compra do agricultor com relação aos fertilizantes tem sido o pior da história no ano de 2022, uma vez que muito mais sacas de soja foram necessárias para importar 1 tonelada de cloreto de potássio, por exemplo, como destaca a Figura acima.
O Farmnews apresentou também os dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo para importar 1 tonelada de fertilizante, entre 2018 e a parcial de 2022. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!