A tarifa dos EUA sobre os produtos importados do Brasil tem ganhado repercussão, não apenas devido ao impacto nas vendas, mas também na compra de insumos.
Isso porque além de um importante mercado consumidor de produtos do agro brasileiro, especialmente de produtos florestais, café, carne bovina, sucos como destacamos (clique aqui), os EUA igualmente vendem insumos agrícolas para o Brasil, como fertilizantes.
E o mercado de fertilizantes que já vinha em alta e volátil, especialmente após o conflito no Irã (clique aqui), pode ganhar mais um componente de valorização. Caso o Brasil aplique o mecanismo de reciprocidade, os fertilizantes importados dos EUA pelo Brasil devem subir, já que igualmente receberão uma tarifa de 50% quando entrarem no País.
Aliás, vale lembrar que a importação de fertilizantes pelo Brasil em 2025, até maio, foi o maior da história, superando o recorde anterior para o período do ano, de 2022, mesmo com a alta no preço médio das matérias-primas. Clique aqui e confira os dados!
E o quanto o Brasil importa de fertilizantes dos EUA? Vale destacar (primeira Figura) que a participação dos EUA na importação de fertilizantes pelo Brasil diminuiu nos últimos anos, alcançando, em 2025, o menor patamar ao longo da série iniciada em 2018, abaixo de 3,0%.
A Figura apresenta os dados de importação de fertilizantes dos EUA pelo Brasil, em mil toneladas, no 1º semestre, de 2018 a 2025, segundo dados da COMEX.

A importação de fertilizantes dos EUA pelo Brasil alcançou o menor patamar dos últimos anos, em 2025, somando 482,99 mil toneladas na primeira metade do ano.
A gradativa queda na importação de fertilizantes de origem norte-americana contribui para minimizar o impacto da tarifa dos EUA ao Brasil e o respectivo processo de reciprocidade nesse segmento específico.
Vale destacar que pelo segundo ano consecutivo, em 2025, a participação dos EUA na importação de fertilizantes pelo Brasil, avaliada pelo volume de embarque, ficou abaixo de 3,0% no 1º semestre (segunda Figura).
A Figura apresenta dados da importação total de fertilizantes pelo Brasil, em mil toneladas e a respectiva participação dos EUA nas vendas, no 1º semestre, entre 2018 e 2025, segundo dados da COMEX.

Apesar de representar relativamente pouco do volume total importado pelo Brasil, dependendo da matéria-prima o impacto pode ser maior, principalmente para produtos específicos com fosfato e nitrato em sua composição.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




