Taxa de abate de matrizes no Brasil no longo prazo
O Farmnews atualiza os dados de evolução da taxa de abate de matrizes no País, desde o ano de 1997.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do crescimento do abate total de bovinos e de vacas ao longo dos meses, de janeiro de 1997 a setembro de 2017.
Desde 1997 o crescimento do abate total mensal de bovinos no País acumula alta de 104,1% (até setembro de 2017). No caso da taxa de abate de matrizes, o crescimento acumulado no período foi menor, de 82,9%.
Vale destacar que em julho de 2013 a taxa de abate de bovinos no Brasil alcançou seu patamar de crescimento mais elevado, com quase 150% de alta em relação a janeiro de 1997.
Já a taxa de abate de matrizes no Brasil apresentou picos de crescimento maiores comparado ao total de bovinos abatidos no País ao longo deste período, apesar acumular até setembro de 2017 um crescimento menor frente ao abate total.
No ano de 2007 a taxa de abate de matrizes alcançou o patamar mais elevado desta série, quando em março daquele ano apresentou crescimento acumulado de quase 172%.
Mas é importante observar que em 2017 novamente houve um aumento da taxa de abate de matrizes (clique aqui), colocando em foco uma previsão mais modesta de crescimento do rebanho do País (clique aqui).
A Figura abaixo destaca a taxa de abate de matrizes no Brasil, em termos médios anuais, lembrando que os dados de 2017 se referem a média parcial até setembro.
O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.
O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!