Variação de preços do boi gordo entre os 2° e 1° semestres de cada ano
O Farmnews destaca a variação de preços do boi gordo, entre os segundos e primeiros semestres de cada ano, desde 2007.
A Tabela a seguir apresenta dos dados de preços médios semestrais do boi gordo, em valores nominais, segundo indicador Cepea/Esalq (base Campinas), de 2007 a parcial de 2018.
O interessante é avaliar que nos últimos 3 anos, de 2015 a 2017, a variação dos preços do boi gordo no segundo semestre foi inferior a média de preços praticada no primeiro semestre do respectivo ano.
No ano de 2015 o preço médio do boi gordo no segundo semestre foi 0,6% menor que a média observada no primeiro semestre do ano. No ano de 2016 e 2017 essa queda em relação ao primeiro semestre foi ainda maior, de 2,1% e 1,1%, respectivamente.
Em 2018 a expectativa é que o preço médio do boi gordo no segundo semestre seja superior ao valor praticado no primeiro semestre do ano. Pelo menos as previsões para o contrato futuro (BGIV18) mostram uma perspectiva de preços em alta na entressafra do ano, o que pode impulsionar a média de preço no segundo semestre de 2018. Aliás, clique aqui e saiba mais sobre o que o mercado está esperando do mercado futuro do boi gordo, para o contrato de outubro de 2018.
A Figura abaixo ilustra a variação semestral dos preços do boi gordo, dentro de cada ano, de 2007 a 2017, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.
Apesar da variação de preços do boi gordo entre o segundo e primeiro semestre nos últimos 3 anos ser negativa, nos anos em que o preço no segundo semestre é superior em relação ao primeiro semestre, os ganhos são mais expressivos comparado as quedas. Isso porque a variação máxima dos preços do boi gordo no segundo semestre em relação ao primeiro foi de 22,7% e a variação mínima de -4,3%.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!