Variação de preços do boi magro, bezerro e do boi gordo
O Farmnews apresenta a variação de preços do boi magro, bezerro e do boi gordo desde janeiro de 2017.
A Tabela a seguir destaca os dados de preços e da respectiva variação de preços do boi magro, bezerro e boi gordo, de janeiro a 2017 a fevereiro de 2018, segundo dados do indicador Cepea (boi gordo e bezerro) e IEA (boi magro).
No acumulado de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018 o bezerro foi a categoria que apresentou a maior queda de preços (4,3%), enquanto o variação de preços do boi magro e do boi gordo foi bastante próxima (2,4% e 2,2%, respectivamente).
Apesar da queda acumulada ao longo desta série, os preços do boi magro e o bezerro apresentaram alta em relação aos valores praticados em janeiro de 2018 e em relação aos preços observados no mesmo período do ano passado (fevereiro de 2017).
No caso do boi gordo a média de preços de fevereiro de 2018 foi menor que janeiro de 2018 e praticamente estável frente ao que foi praticado em fevereiro de 2017.
A Figura abaixo ilustra melhor o comportamento dos dados apresentados na Tabela acima. яндекс
Como a Figura acima destaca, o boi gordo apresentou maior oscilação de preços entre o período de janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, alcançando as maiores baixas (que chegou a atingir 16%).
A variação de preços do boi magro e do bezerro foram menores comparadas ao boi gordo, oscilando entre a mínima próxima de 12% para ambas as categorias.
O interessante é avaliar que, tanto a variação de preços do boi magro, bezerro como do boi gordo, todas as categorias seguem acumulando perdas desde 2017.
Veja também que os preços do boi gordo voltam a superar os preços da carne bovina após mais de 12 meses. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!