Variação do preço da soja, milho e do fertilizante, de 2018 à parcial de 2024
O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação acumulada do preço da soja, milho e do fertilizante importado pelo Brasil desde 2018.
Vale destacar que o preço médio de importação de fertilizantes pelo Brasil se manteve na mínima de 2024 em maio, com o valor no mesmo patamar observado em 2021. O Farmnews inclusive atualizou os dados da importação de fertilizantes pelo Brasil nos meses de maio entre 2018 e 2014. Clique aqui e confira!
E com a queda no preço médio de importação das matérias-primas, a variação acumulada do preço dos grãos e do fertilizante, desde 2018, voltou a ficar próxima em maio de 2024 (Figura).
Vale ressaltar que entre janeiro de 2018 e maio de 2024, o preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR) acumulou alta de 89,3% e do milho (Cepea) o ganho foi de 80,2%, enquanto no mesmo período o preço médio de importação das matérias-primas, avaliado em Reais, subiu 80,0%.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do milho (Cepea), soja (Cepea, Paranaguá-PR) e do valor médio de importação de fertilizantes pelo Brasil, avaliado em Reais, entre 2018 e maio de 2024.
O fato é que a queda no preço médio de importação das matérias-primas ajudou a melhorar o poder teórico de compra do agricultor (em relação ao preço FOB), após um período de forte descolamento, especialmente entre a segunda metade de 2021 e o ano de 2022 (Figura acima).
Contudo, apesar de custos de produção mais controlados, o preço da soja e do milho seguem pressionados, apesar da recente recuperação do preço da oleaginosa a partir de março (clique aqui).
Os estoques mundiais projetados para a safra 2024/25 seguem com perspectiva de recuperação, especialmente para a soja (clique aqui), enquanto para o milho (clique aqui), os dados mostram uma leve queda em relação à safra anterior (2023/24)
Confira também como evoluíram os preços médios mensais de importação das matérias-primas, ureia (clique aqui) e potássio (clique aqui) pelo Brasil.
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!