Variação do preço do boi gordo, em setembro, comprova safra atrasada
O Farmnews apresentou os dados que mostram a variação do preço do boi gordo em setembro de cada ano, desde 2010.
Afinal, como variou o preço do boi gordo em setembro frente ao valor médio do último mês do ano anterior?
O ano de 2023 foi atípico (Figura), com o preço do boi gordo em setembro apresentando queda muito superior aos anos anteriores ao longo da série histórica. Isso mostra que a safra em 2023 foi, de fato, atrasada.
E após alcançar a mínima do ano em setembro, o preço do boi gordo acumulou recuperação, o que igualmente tem reflexo positivo na cotação do mercado futuro. Vale destacar que o preço do boi gordo para outubro de 2023 segue em alta e, na parcial de setembro, até o dia 26, subiu mais de R$40,0 por arroba. Clique aqui e confira!
A Figura apresenta dados da variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea) até setembro frente a dezembro do ano anterior, entre 2010 e a parcial de 2023 (até 26 de setembro).
A variação do preço do boi gordo em 2023 foi destaque negativo, com queda muito acima da observada em setembro dos anos anteriores.
Apesar da recuperação dentro do mês de setembro de 2023 (clique aqui), o preço médio do boi gordo na parcial do mês segue menor que observado nos meses anteriores e 28,5% menor que a média nominal de dezembro de 2022.
A queda de setembro de 2023 frente a dezembro do ano anterior é muito significativa, superando a perda de 2011, quando o preço médio de setembro daquele ano foi 6,0% menor que o valor de dezembro de 2010.
E esse comportamento atípico em 2023 deve igualmente influenciar o comportamento da entressafra. Aliás, os dados do mercado futuro já sinalizam uma expectativa de entressafra mais atrasada, projetando preço do boi gordo mais alto para o mês de dezembro, ainda que discreta.
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto, ente setembro de 2023 e maio de 2024. Clique aqui e confira!
A menor oferta de animais confinados também deve impactar a oferta de animais para o abate nos meses finais do ano, já que além de uma relação de troca desfavorável, a projeção de preço no mercado futuro ao longo do ano não ajudou na intenção da engorda intensiva.
Os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil na parcial de setembro de 2023 seguem projetando alta no embarque e queda no preço. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!