Variação do preço do petróleo e do boi gordo até parcial de outubro de 2023
O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação do preço do petróleo (Brent) e do boi gordo entre 2020 e a parcial de outubro de 2023.
É importante destacar que, considerando os dados desde o início de 2020, o preço do petróleo (Brent) voltou a acumular valorização superior ao boi gordo (Cepea), como revelam os dados da Figura abaixo.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do petróleo (Brent) e do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2023 (média até o dia 16).
A variação do preço do petróleo, avaliado desde 2020, passou a superar o boi gordo o que não era observado desde julho de 2022.
Vale destacar que na maior parte do período entre 2020 e a parcial de outubro de 2023, o preço do boi gordo acumulou alta maior que o petróleo. O petróleo acumulou ganho maior que o boi gordo (claro, considerando o preço de 2020) em alguns meses de 2022 e novamente a partir de agosto de 2023.
O fato é que entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2023 (16), o preço do petróleo Brent subiu 38,0%, enquanto no mesmo período, o preço do boi gordo valorizou 22,9%. Ao longo da série iniciada em 2020 o preço do petróleo oscilou entre uma queda de 63,0% em abril de 2020 e uma alta de 89,0% em junho de 2022.
Essa valorização do preço do petróleo em especial a partir da segunda metade de 2023 preocupa, ainda mais com o aumento do risco de que o conflito em Israel ganhe uma maior proporção. Vale destacar também que o efeito da alta do preço do petróleo não fica restrita ao custo das atividades no campo, mas também pode interferir negativamente no consumo, a partir da escalada da inflação.
E falando em consumo, os dados do USDA de outubro de 2023 mostram uma expectativa de queda no consumo mundial de carne bovina, impulsionado principalmente pela redução na demanda doméstica dos EUA (clique aqui). No Brasil e na China, por outro lado, o consumo de carne bovina deve seguir em alta. Aliás, os dados de exportação de carne bovina do Brasil na parcial de outubro mostraram forte recuperação após uma primeira semana em queda frente a média diária de outubro de 2022 (clique aqui).
O petróleo deve seguir em evidência, pois a tendência de alta, caso continue, aumenta o risco de inflação que não é nada bom para as expectativas de recuperação econômica tanto no Brasil como mundo afora. Vamos ficar atentos!
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!