Variação dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja
O Farmnews apresenta a variação dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, em valores nominais, no acumulado dos últimos 12 meses.
O objetivo é comparar a variação de preços entre essas 4 commodities agrícolas nos últimos 12 meses, ou seja, de outubro de 2016 até outubro de 2017. Lembrando que em outubro de 2017 as médias de preços são parciais, até o dia 18.
A Figura a seguir ilustra a variação dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo dados do Cepea/Esalq, no acumulado dos últimos 12 meses.
Como ilustrado acima, o milho foi o destaque de baixa nos últimos meses, caindo 26,2% nos últimos 12 meses. É a maior queda dentre as 4 commodities avaliadas.
O milho em outubro de 2016 era negociado a R$41,8 por saca e na média parcial de outubro de 2017 o preço esteve em R$30,8 por saca.
O interessante é que a variação dos preços do boi gordo, bezerro e soja está próxima nos último 12 meses, ao contrário do milho.
O boi gordo acumula queda de 6,5%, enquanto para o bezerro a baixa está um pouco menor, de 5,8%. A soja apresenta uma queda um pouco maior, de 7,6%.
E cabe destacar também que muito temos apresentado sobre o comportamento de preços do boi gordo. Mas como estão os preços do boi gordo em relação a inflação?
Quando avaliamos um período mais longo de tempo, ou seja, desde 2010, os preços acumulados do boi gordo superam a variação da inflação medida pelo IGP-M.
Em outras palavras, quando comparamos o boi gordo em relação a inflação desde 2010, o boi gordo sai na vantagem. Isso porque no acumulado entre janeiro de 2010 e setembro de 2017, os preços do boi gordo apresentaram alta de 94,0%, enquanto o IGP-M, no mesmo período, valorizou 57,1%.
No entanto, quando avaliamos a evolução dos preços do boi gordo e da inflação em um período mais recente de tempo (desde 2016), o cenário é outro. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!