Como está a variação dos preços do milho em 2018?
O Farmnews apresenta a variação dos preços do milho nos 3 primeiros meses de 2018.
Após as consecutivas altas nos preços na primeira quinzena de março, o movimento perdeu a força nos últimos dias.
Em algumas regiões de São Paulo, do Paraná e de Mato Grosso do Sul, inclusive, os valores caíram. Esse enfraquecimento na cotação está atrelado à pressão compradora e à menor liquidez na maior parte das praças acompanhadas pelo Cepea.
Muitos demandantes estão com estoques confortáveis no curto prazo e, por isso, mostram pouco interesse em adquirir o milho nos atuais patamares de preços. Do lado vendedor, ainda existe a preocupação quanto ao desenvolvimento das lavouras e à oferta nos próximos meses – vale lembrar que a área da segunda safra deve cair.
A Figura a seguir ilustra a variação dos preços do milho ao longo de 2018, até o dia 23 de março, segundo indicador Cepea/Esalq (base Campinas – SP).
A variação dos preços do milho nos 3 primeiros meses de 2018 tem sido grande, já que a cotação do grão oscilou entre a mínima de R$31,85 por saca e(queda de 5,7% no ano) e uma alta de 27,1%, como milho atingindo a máxima de R$42,93 até o momento.
E o interessante é avaliar que apesar da forte variação dos preços do milho em 2018, até meados do mês de fevereiro, os preços do milho acumulavam queda no ano. E do meio de fevereiro até o dia 23 de março o milho inverteu a tendência de baixa e acumula alta de 21,5% no ano.
O fato é que nos últimos dias de março de 2018 o milho tem apresentado queda e desde o dia 14 (pico de preços no ano) acumula 4,4% de perdas.
O Farmnews destaca dados do Cepea de custos da produção de milho nas principais regiões produtoras do País! Clique aqui e veja como se comportou os custos de produção do milho na safra 2017/18!
Adaptado do Cepea
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!