Ágio da carne bovina frente ao boi gordo em 2018
O Farmnews apresenta dados do ágio da carne bovina no atacado frente ao preço do boi gordo em 2018, até novembro.
Usamos o termo ágio da carne bovina frente ao boi gordo porque especificamente em outubro e novembro o preço da carne bovina no atacado esteve acima dos preços do boi gordo. Mas claro, como iremos apresentar, a relação de preços da carne bovina e do boi gordo resulta tanto em ágio e deságio.
Nesse caso falamos em ágio quando a carne bovina no atacado supera os preços do boi gordo e deságio no cenário oposto de preços.
E cabe ressaltar que o mais comum é justamente o deságio dos preços da carne bovina no atacado em relação ao boi gordo. Em 2018, dos 11 meses avaliados até o momento, 7 deles foram apurados deságio e em 4 deles ágio da carne bovina frente ao boi gordo.
O fato é que a diferença de preços entre a carne bovina no atacado, calculado com base nos dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e o preço do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, ficou positiva pelo segundo mês consecutivo em novembro. Aliás, o mesmo ocorreu em junho, quando os preços da carne no atacado superaram os preços do boi gordo (Tabela abaixo).
A Tabela a seguir apresenta os dados de preço médio da carne bovina no atacado, expresso em arroba de carne e o preço do boi gordo, avaliado em arroba, entre janeiro e novembro de 2018.
Na parcial de 2018, até novembro, o preço médio da carne bovina no atacado foi de R$143,99 por arroba, valor bastante próximo da média de preços do boi gordo no mesmo período (R$144,52 por arroba).
Apesar da proximidade dos valores da carne bovina no atacado e do boi gordo na média anual, ao longo dos meses houve variação de um ágio do preço da carne frente ao boi gordo de 4,8% e um deságio de -3,8%.
O Farmnews apresenta dados da expectativa de consumo de carne bovina nos principais países consumidores na América do Sul. Clique aqui! O Farmnews destaca também alguns dos benefícios do consumo de carne bovina! Clique aqui e saiba mais do assunto!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!