O preço do bezerro segue em alta em 2026, dando continuidade ao movimento de valorização iniciado no final de 2024, mas ganho segue menor que o observado no ciclo de alta anterior.
E uma das principais dúvidas dos nossos leitores está relacionada ao potencial esperado de valorização da categoria de reposição ou o que ainda esperar de preço do bezerro no atual ciclo de alta de longo prazo?
O fato é que o preço do bezerro avaliado em Reais por arroba renovou a máxima nominal histórica na parcial de fevereiro de 2026 (clique aqui) e também caminha para renovar o patamar histórico também quando avaliado em Reais por cabeça (clique aqui).
Pois é, mas apesar dos patamares recordes ou próximo dele, em 2026, a variação do preço do bezerro segue abaixo do que foi observada no ciclo de alta anterior, ou seja, de 2020 e 2021, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura apresenta os dados que comparam a variação nominal do preço do bezerro, (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, frente ao mesmo período do ano anterior, entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2026 (até o dia 13).

O preço do bezerro tem apresentado alta menor que a observada no ciclo de valorização de longo prazo anterior, como destacam as colunas em azul da Figura acima.
Isso porque no ciclo pecuário de alta atual o preço do bezerro alcançou a máxima de valorização, em relação ao mesmo período do ano anterior pouco acima de 40,0%, enquanto no ciclo de alta anterior, o valor chegou a subir mais de 70,0% na base anual de comparação.
O importante é lembrar que em todos os ciclos pecuários, a máxima tem superado o patamar mais alto alcançado no movimento de valorização anterior (clique aqui), o que reforça a expectativa otimista para o preço da reposição.
No ciclo pecuário de longo prazo atual, o movimento de alta no preço do bezerro talvez seja mais longo e menos concentrado comparado ao ciclo de alta anterior (Figura acima). Vamos acompanhar!
E como temos destacado no Farmnews, apesar do preço recorde do bezerro avaliado em Reais por arroba na parcial de fevereiro de 2026, o indicador de arrobas de boi gordo por bezerro caiu na parcial do mês (clique aqui), reflexo da maior alta no preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição.
Pois é, o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho no mercado melhorou em fevereiro, embora ainda esteja muito pressionado em 2026. O preço do boi gordo tem sido o destaque de valorização nesses primeiros meses de 2026 (clique aqui), com o animal pronto para o abate acumulando alta maior que a categoria de reposição.
E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados que mostram a variação diária acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja até a parcial da primeira metade de fevereiro de 2026, tanto em moeda nacional (clique aqui) como em dólares (clique aqui).
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



