Arrobas de boi gordo por tonelada de cloreto de potássio: recorde em 2022
O Farmnews apresenta dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo para importar 1 tonelada cloreto de potássio, entre 2018 e a parcial de 2022.
Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista quando o assunto é o preço de importação de cloreto de potássio, ao longo dos últimos anos, desde 2018?
E antes de falar nos dados que mostram a queda no poder de compra do pecuarista em relação ao cloreto de potássio, é importante destacar os dados que revelam o comportamento médio de preço dos fertilizantes que, em setembro, acumulou o terceiro mês consecutivo de queda, embora siga próximo das máximas históricas.
O preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2022 e se distancia da máxima observada em junho. Clique aqui e confira os dados!
A Figura a seguir ilustra a evolução do poder de compra do boi gordo (Cepea), em relação ao preço médio de importação do cloreto de potássio (MDIC-SECEX), entre 2018 e setembro de 2022.
A quantidade de arrobas de boi gordo necessárias para importar uma tonelada de cloreto de potássio foi recorde em 2022.
Isso porque na média entre janeiro e setembro de 2022 foram necessárias 11,59 arrobas de boi gordo (Cepea) para importar uma tonelada de cloreto de potássio, valor mais que o dobro do observado no mesmo período de 2021 (5,56 arrobas).
Em agosto de 2022 o indicador alcançou o patamar mais alto da série iniciada em 2018, quando ficou em 14,56 arrobas por tonelada de cloreto de potássio. No sentido oposto, o maior poder de compra do pecuarista aconteceu em junho de 2021 quando com 3,90 arrobas foi possível importar uma tonelada de cloreto de potássio.
A variação diária do preço do boi gordo em 2022 apresentou oscilação muito acima da observada nos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!