Concentração da agricultura e pecuária nos EUA: cenários opostos
O Farmnews destaca a questão da concentração da agricultura e pecuária nos Estados Unidos.
O fato é que a concentração da agricultura e pecuária nos Estados Unidos assume tendência oposta.
Isso porque a produção agrícola está cada vez mais concentrada nas grandes fazendas há muitos anos, enquanto na pecuária de corte o cenário é outro.
Vamos destacar alguns números que mostram a crescente concentração da agricultura no país. Até 2015, 51% do valor da produção agrícola dos EUA foi originada de fazendas com pelo menos US$ 1 milhão em vendas, em comparação com 31% em 1991 (ajustado pelas mudanças de preços).
Consistente com a mudança no valor da produção, a área cultivada também se concentrou em menos, mas maiores, fazendas. Em 2012, 36% de todas as terras cultivadas estavam em fazendas com pelo menos 2.000 hectares. No ano de 1987, apenas 15% das fazendas tinham mais de 2.000 hectares.
Pois é, mas essa tendência de aumenta da concentração da agricultura não é seguida pela atividade pecuária de corte.
Em contraste com as culturas, a consolidação no atividade de pecuária de corte não tem acontecido. Aliás, muito pouca mudança no perfil das fazendas de pecuária tem sido observada no país ao longo dos últimos anos.
O destaque fica para a atividade de cria nos Estados Unidos, com tendência inversa da concentração da agricultura. Para se ter uma ideia, em 2012, 44% das áreas de pastagens estava concentrada em propriedades com pelo menos 10 mil hectares, valor menor do que o observado no ano de 1987. No ano de 1987, cerca de 51% da área de pastagem pertencia a fazenda com pelo menos 10 mil hectares.
O Farmnews destaca também para a expectativa de queda no lucro das fazendas nos Estados Unidos no ano de 2018! Clique aqui!
E você sabe qual o número de fazendas nos Estados Unidos? Vale lembrar também que o número de fazendas nos Estados Unidos tem apresentado queda nos últimos anos. Clique aqui e saiba mais.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!