Exportação de carne bovina, suína e frango em 10 anos: o que subiu mais?
A exportação de carne do Brasil em 2021 tem sido recorde, tanto para a carne bovina, suína como de frango.
Pois é, as vendas de carne brasileira no mercado internacional tem alcançado patamares históricos e isso não fica restrito apenas à carne bovina, como ilustra a Tabela abaixo.
No caso da carne bovina, entre janeiro e setembro de 2021 as vendas somaram 1,27 milhões de toneladas, valor 1,6% maior que o observado no mesmo período de 2020 (1,25 milhões de toneladas). Comparado ao mesmo período de 2012, ou seja, 10 anos atrás, a alta acumulada foi de 89,6%, perdendo apenas para o ganho acumulado das vendas de carne suína.
A Tabela a seguir apresenta os dados de venda de carne bovina, suína e de frango do Brasil no mercado internacional, em milhões de toneladas, entre janeiro e setembro, em 10 anos, de 2012 a 2021, segundo dados do MDIC-SECEX.
E entre bovinos, suínos e frango, a exportação de carne que mais cresceu no acumulado de 10 anos, entre janeiro e setembro, foi a suína, com alta de 113,9% entre 2012 e 2021.
O fato é que o cenário para a exportação de carne do Brasil segue promissor e embora os números do passado mostrem avanço, as perspectivas futuras igualmente mostram potencial de crescimento, uma vez que nosso principal país consumidor, a China, segue com um dos menores consumos per capita mundial, especialmente quando falamos de carne bovina.
Aliás, clique aqui e confira como evoluiu o ritmo de compra da China com relação a carne bovina do Brasil ao longo dos últimos anos!
Acompanhe - O Farmnews indica!
E olhando para a exportação de frango, apesar do menor crescimento no acumulado de 10 anos frente ao suíno e bovino, o valor foi igualmente recorde em 2021, atingindo um total de vendas de 3,20 milhões de toneladas entre janeiro e setembro.
O preço da carne bovina brasileira no mercado internacional renova a máxima histórica em 2021, com média de US$5,14/kg na parcial ano até setembro. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!