O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro, boi gordo, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre o início de 2020 e outubro de 2025.
Afinal, como se comportou, ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, entre outubro de 2024 e outubro de 2025 e também desde 2020, o preço de bezerro e do boi gordo comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M e o dólar?
O fato é que o indicador de inflação (IGP-M) voltou a cair em outubro de 2025, com perda de 0,36% frente a setembro e interrompendo 2 meses consecutivos de alta. Nos últimos 12 meses o IGP-M acumulou alta de 0,92%.
O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de outubro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).
A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço médio mensal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e outubro de 2025.

Entre janeiro de 2020 e outubro de 2025 o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) acumulou alta de 83,8%, acima do boi gordo (Cepea), de 60,8% e o indicador de inflação, medido pelo IGP-M que subiu 55,0% no mesmo período. O dólar foi o que acumulou a menor alta, de 29,8%.
O preço do boi gordo e a inflação medida pelo IGP-M acumularam alta próxima considerando o período entre janeiro de 2020 e outubro de 2025 (Figura acima), ao contrário da categoria de reposição que se mantém descolado e com perspectiva de continuidade do movimento de valorização, como temos destacado no Farmnews.
Nesse contexto, vale analisar o comportamento do preço corrigido do bezerro desde 2010, indicando que o movimento de alta da categoria de reposição está em curso. Clique aqui e saiba mais!
É importante destacar também que esse descolamento do preço do boi gordo e o indicador de inflação entre outubro de 2024 e outubro de 2025 (segunda Figura) não tem sido refletida em uma margem melhor para o pecuarista. Isso porque o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado, embora tenha apresentado leve melhora em outubro, segue pressionado e nos menores patamares para o período do ano, em 2025 (clique aqui).
A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de outubro, de 2024 e 2025.

O fato é que, nos últimos 12 meses o preço do boi gordo (Cepea) subiu 3,4%, enquanto no mesmo intervalo de tempo o bezerro subiu 32,9% e o IGP-M subiu apenas 0,9%. O dólar caiu 4,3% quando comparado o valor de outubro de 2024 e outubro de 2025.
Vale lembrar que o preço do boi gordo foi o destaque positivo em outubro, com a maior alta em relação ao valor que encerrou setembro. Aliás, todas as commodities acompanhadas pelo Farmnews acumulou ganho entre o final de outubro e o último valor de setembro. Clique aqui e saiba mais!
O movimento de recuperação no preço do boi gordo ao longo de outubro refletiu na expectativa de valorização da arroba também no mercado futuro (B3). O preço esperado do boi gordo para novembro e dezembro de 2025 precifica alta em torno de R$10,0 e R$15,0 por arroba, nessa ordem, em relação ao valor do indicador Datagro (referência do mercado futuro) no final de outubro. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




