Preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e varejo entre agosto de 2022 e 2023
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, da carne bovina no atacado e alguns cortes no varejo nos últimos 12 meses, de agosto de 2022 a agosto de 2023.
Afinal, nos últimos 12 meses, como se comportaram os preços do animal pronto para o abate e da carne bovina, tanto no atacado como no varejo?
A Figura ilustra a variação do preço do boi gordo (Cepea), da carne bovina no atacado (IEA) e de alguns cortes no varejo (IEA) entre os meses de agosto, de 2022 a 2023.
O preço do boi gordo segue liderando a queda frente a carne bovina no atacado e no varejo, com perda acumulada nos últimos 12 meses de quase 30,0%.
A carne bovina no atacado paulista, segundo dados do IEA, caiu 20,0% entre agosto de 2022 e agosto de 2023, queda menor que a observada para o boi gordo no período. Contudo, o destaque foi a maior queda no preço dos cortes no varejo em agosto. Apesar de ainda acumular uma queda de preço menor que a carne bovina no atacado e o boi gordo, com exceção do contrafilé, o preço dos cortes no varejo, segundo dados do IEA caiu com mais força em agosto de 2023.
O contrafilé caiu 8,5% apenas em agosto de 2023 frente ao mês anterior, enquanto o coxão mole desvalorizou 4,8% e o acém 3,6%. A picanha foi a que apresentou a maior queda comparada a julho entre os cortes avaliados acima, com baixa de 8,6%.
No entanto, os cortes que mantém uma competição mais acirrada com o frango como o acém, o coxão mole e o músculo acumularam queda maior que a picanha e o filé mignon entre agosto de 2022 e 2023. Claro, novamente destacar que o destaque foi o contrafilé que caiu 22,6% nos últimos 12 meses.
A queda no preço da carne bovina no varejo pode ajudar na recuperação do consumo doméstico, ainda fraco no ano. E se por um lado a demanda interna permanece baixa, a internacional segue em ritmo forte no ano. Aliás, os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil mostram forte avanço na parcial de setembro de 2023 frente a 2022. Clique aqui e confira!
Nesse contexto, o preço futuro do boi gordo voltou a acumular forte alta, projetando um cenário de valorização para os vencimentos entre setembro de 2023 a maio de 2024. Clique aqui e confira os dados!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!