Variação de preços do boi gordo, frango e a inflação, medida pelo IGP-M
O Farmnews apresenta os preços do boi gordo e do frango, em valores corrigidos, ao longo dos últimos anos.
Vamos atualizar os dados que mostram quem mais valorizou, o boi gordo ou o frango e, como os preços de ambos tem se comportado em relação a inflação, medida pelo IGP-M.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo e do frango congelado, de acordo com os dados do indicador Cepea/Esalq, corrigidos pelo IGP-M.
Os dados acima revelam que os preços corrigidos do boi gordo acumulam alta de 21,1% de janeiro de 2010 a novembro de 2017, enquanto o frango congelado apresentou queda de 5,9% no mesmo período.
E o que isso quer dizer? Quer dizer que os preços do boi gordo valorizaram acima da inflação, enquanto os preços do frango congelado caíram em relação a inflação.
No caso do boi gordo, a alta dos preços foi 21,1% acima da inflação acumulada desde 2010. E o frango apresentou baixa de 5,9% frente ao IGP-M.
E esse comportamento de preços do boi gordo, frango e a inflação, medida pelo IGP-M, pode ser melhor ilustrada na Figura abaixo.
Em valores nominais os preços do boi gordo acumulam alta de 90,6% de janeiro de 2010 a novembro de 2017. O IGP-M acumula alta de 57,4% no período, enquanto o frango congelado a alta foi de apenas 48,1%.
O Farmnews destaca para a perspectiva do consumo de carnes no Brasil. Afinal, como deve se comportar a demanda doméstica de carnes por aqui?
Apesar da preferência nacional pela carne bovina os preços em alta desses cortes tem forçado a busca pelas carnes concorrentes, principalmente o frango. Clique aqui e saiba mais!
E você sabe qual será o produto de origem animal mais produzido em 2025? Clique aqui e descubra!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!