segunda-feira, fevereiro 9, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Variação do preço do bezerro e do boi gordo no início de fevereiro de 2026

O preço do bezerro segue em alta, mas a diferença em relação ao boi gordo diminuiu no início de fevereiro.

Isso porque nos primeiros dias de fevereiro, até o dia 6, o preço do bezerro subiu 1,7% em relação ao valor que encerrou 2025. No mesmo intervalo de tempo o preço do boi gordo valorizou 5,6%, como mostram os dados da primeira Figura.

Vale lembrar que o preço do boi gordo na parcial de fevereiro apresentou a maior média nominal desde novembro de 2024. Clique aqui e confira os dados médios mensais do preço do animal pronto para o abate desde o início de 2020.

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) ao longo de 2026.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo acumulou alta maior que a categoria de reposição na parcial de 2026, até o início de fevereiro. No entanto, considerando os dados desde 2025, o preço do bezerro segue com a maior alta (segunda Figura).

A maior valorização do boi gordo em relação ao bezerro nesse início de 2026 tende a melhorar a relação de troca para quem depende da reposição do rebanho no mercado, algo que preocupa o produtor. Vale lembrar que em janeiro de 2026 a quantidade de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro alcançou o maior patamar para o período do ano, reforçando a atenção com relação ao indicador. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) desde 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro acumulou alta de 18,0% entre o final de 2024 e a parcial de fevereiro de 2026 (6), enquanto no mesmo intervalo de tempo o boi gordo subiu menos (5,8%).

O mercado futuro do boi gordo segue acompanhando o movimento de valorização no mercado físico em 2026 (clique aqui), marcado por uma oferta restrita e uma demanda aquecida, tanto no mercado externo quanto interno.

E por falar em mercado externo, a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde para um mês de janeiro, em 2026, em receita, embarque e preço. E pela primeira vez pela primeira vez, em um mês de janeiro, o faturamento com a venda de carne bovina brasileira para o exterior superou o patamar de US$1,0 bilhão e também em patamares muito acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior (alta de mais de 40,0% frente a janeiro de 2025). Clique aqui e confira os dados!

No ambiente doméstico, a primeira semana de fevereiro apresentou melhora na venda de carne bovina, mantendo os preços sustentados. A primeira semana de fevereiro foi marcada pela venda de carne bovina relativamente boa no varejo e maiores pedidos de reposição de estoques. Somado a isso, com menor volume de carne bovina disponível, o cenário manteve os preços firmes. Clique aqui e saiba mais!

A importação de carne bovina do Brasil pela China e EUA também renovou a máxima para um mês de janeiro, em 2026. Clique aqui e confira os dados de venda de carne bovina do Brasil para os nossos 2 maiores compradores nos meses de janeiro!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares