segunda-feira, janeiro 19, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo para 2026 mais próximo da mínima, do físico e de 2025 na parcial de janeiro

O preço futuro do boi gordo se mantém pressionado em janeiro, com o valor dos contratos próximos da mínima, da referência no físico e do valor observado no mesmo período do ano anterior na primeira metade de 2026.

O cenário desafiador no curto prazo, como temos destacado no Farmnews, tem pressionado as cotações tanto no mercado físico (Datagro) no mercado futuro do boi gordo (B3), com os contratos para 2026 negociados próximos da mínima (Tabela).

A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre janeiro e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre os dias 9 e 16 de janeiro.

preço futuro do boi gordo

O contrato para vencimento em maio de 2026, por exemplo, foi cotado a R$319,1 por arroba em janeiro (16), valor muito abaixo do valor esperado para o vencimento nos meses de novembro e dezembro de 2025, como ilustram os dados apresentados na primeira Figura.

A Figura apresenta a evolução diária do preço esperado do boi gordo para maio de 2026 (valor de ajuste, B3), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Além de pressionado e no menor valor para os vencimentos ao longo de 2026, o mercado futuro precifica relativa estabilidade para os contratos com vencimento na primeira metade do ano (segunda Figura).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 16 janeiro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre janeiro e junho de 2026 seguem precificados em patamares próximos do físico, indicando cautela dos investidores nesse momento de incerteza e indefinição.

O número de contratos em aberto na B3, após iniciar o ano em patamares muito abaixo do que encerrou 2026, mostra sinais de recuperação (clique aqui) e deve ficar mais aquecido e especulado com o passar dos meses o que requer atenção.

O importante é observar que além de pressionado e indicando cautela (estabilidade para os vencimentos mais próximos), o preço esperado do boi gordo até abril são precificados abaixo do valor nominal médio praticado no mesmo período de 2025, com exceção de março, como mostram os dados apresentados na terceira Figura.

A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea) em 2025 e a expectativa do mercado futuro (B3) para o mesmo período de 2026, em Reais por arroba, em janeiro (16).

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O fato é que embora pressionado, o mercado futuro mantém uma expectativa de alta em relação ao mesmo período do ano anterior, a partir de maio. É importante observar, contudo, que a alta esperada em relação a 2025 já foi maior, mas o mercado segue precificando recuperação mesmo com as incertezas relacionados a China e aos EUA.

Nesse contexto vale observar o comportamento de preço do bezerro que se mantém como o destaque positivo no início de 2026 (clique aqui). O preço do bezerro iniciou o ano descolado, para cima, de 2025, acumulando o quarto mês consecutivo de alta e renovando a máxima para um mês de janeiro. Clique aqui e confira os dados!

Por outro lado, o preço do boi gordo iniciou 2026 mais pressionado, com o valor cotado pouco abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (clique aqui) e também abaixo da média nominal de janeiro de 2025.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares