spot_img

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Abate de bovinos segue renova a máxima no 1° trimestre de 2026

- Advertisement -

O abate de bovinos no Brasil segue em alta e no 1° trimestre de 2026 renovou a máxima para o período do ano e acumulando o quinto ano consecutivo de alta!

O IBGE atualizou, em maio, os dados preliminares do abate oficial total de bovinos no Brasil, mostrando nova alta em um 1° trimestre e novo recorde para o período do ano, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura apresenta os dados oficiais do abate de bovinos no Brasil, em milhões de cabeças, segundo dados do IBGE-Sidra, entre janeiro e março, de 2010 a 2026.

abate de bovinos
Fonte: Dados do IBGE-Sidra (elaborado por Farmnews)

O abate de bovinos no Brasil, dados oficiais, ficou acima de 10,0 milhões de cabeças pela primeira vez em um 1° trimestre, em 2026 e, acumulando o quinto ano consecutivo de alta para o período do ano (Figura acima).

É importante destacar que em 2021, quando o preço do bezerro havia renovado a máxima histórica em valor nominal, o abate oficial de bovinos no Brasil foi de 6,60 milhões de cabeças e em 2026, após renovar a máxima nominal novamente, o abate total foi recorde.

O cenário se inverteu no atual ciclo de alta de longo prazo, com a produção de carne bovina no Brasil nos patamares mais altos (segunda Figura) e com o preço da reposição na máxima. Isso merece atenção, especialmente no longo prazo, pois a oferta de animais pode ser sensivelmente reduzida.

Como temos destacado no Farmnews, além do potencial de alta do bezerro no atual ciclo de alta, acreditamos que os preços devam se manter firmes por um período maior te tempo quando comparado ao ciclo de longo prazo anterior.

Vale destacar que em 2026 o preço do bezerro segue na máxima, mas a alta frente a 2025 e ao ciclo pecuário de longo prazo anterior segue menor. A questão é que no curto prazo o preço da reposição encontra uma maior resistência que é o preço do boi gordo e a consequente queda na relação de troca, ou seja, no poder de compra do pecuarista.

A Figura apresenta os dados oficiais do abate trimestral de bovinos no Brasil, em milhões de cabeças, segundo dados do IBGE-Sidra, desde 1997.

abate de bovinos
Fonte: Dados do IBGE-Sidra (elaborado por Farmnews)

E vale lembrar que a expectativa de produção mundial de carne bovina para 2026 foi revisada para cima pelo USDA em abril de 2026, impulsionada pelo aumento da perspectiva de oferta no Brasil.

A produção mundial de carne bovina para 2026 foi revisada para 61,56 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor 0,87% acima da perspectiva anterior, de dezembro de 2025 (61,03 milhões de toneladas).

Pois é, o aumento da estimativa de produção mundial de carne bovina em abril de 2026 aconteceu principalmente pelo aumento na perspectiva de produção de carne bovina no Brasil. Isso porque em dezembro de 2025, o USDA apontava uma expectativa de produção, no Brasil, de 11,70 milhões de toneladas e na revisão de abril de 2026 esse valor subiu 5,73%, para 12,37 milhões de toneladas.

O aumento na expectativa de produção de carne bovina do Brasil pelo USDA desafia a expectativa de redução no ritmo de abate de fêmeas esperada no ano. Caso o ritmo do abate de fêmeas no País permaneça elevado, mesmo com o preço do bezerro renovando as máximas, a falta de animais para o abate no futuro pode ser ainda mais severa. Isso merece atenção.

E assim como o USDA elevou a perspectiva de produção de carne bovina no Brasil, elevou também a expectativa para o consumo doméstico do País. O consumo de carne bovina no Brasil para 2026 foi revisado para cima em abril, mas segue abaixo de 2024 e 2025.

O consumo de carne bovina no Brasil em 2026 foi revisado de 7,75 milhões de toneladas em equivalente carcaça para 8,15 milhões de toneladas, aumento de 5,1% frente a expectativa apresentada em dezembro de 2025.

O Farmnws também atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo e do preço corrigido do bezerro que reforçam para a tendência de alta no longo prazo, apesar das quedas pontuais de curto prazo.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

 


Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares